Android tem 81.1% do mercado global de smartphones no primeiro trimestre de 2014

Smartphones representam agora 63,1% do mercado de telefonia móvel em todo o mundo, contra 50,7% um ano atrás

Android

O Android está presente em 84,1% dos smartphones em todo o mundo, segundo recente estudo da IDC que avaliou o primeiro trimestre de 2014. A principal razão para o crescimento do sistema operacional do Google é por ele ser a escolha de diversos fabricantes, que buscam um SO que possa ser comercializado em dispositivos de baixo custo, mas com alta gama de aplicações.

A Samsung continua liderando o mundo Android. Huawei, Lenovo, Coolpad, Xiaomi, ZTE e OPPO são as companhias chinesas que rapidamente estão se tornando as maiores referências de crescimento em vendas de dispositivos móveis globalmente e fazem parte do Top 10 do primeiro trimestre de 2014.

IDC: Smartphone OS Market Share 2013, 2012, and 2011 Chart

O iOS, da Apple, experimentou sua já tradicional queda no primeiro trimestre do ano, após fortes vendas no último trimestre de 2013. Devido a grande expectativa pelo novo iPhone, que deve ter uma tela maior – o que atenderá aos pedidos de vários consumidores – a representatividade de vendas do smartphone da Apple deve sofrer duramente também no segundo trimestre.

A Apple avançou em uma série de mercados emergentes, capitalizando sob dispositivos mais antigos e baratos. Ter o iPhone 4 em produção durante o Q1 mostra que a demanda é certa dentro desses mercados. No entanto, os preços dos novos dispositivos estão fora do orçamento médio dos consumidores, incluindo o 5C, diz a IDC.

O Windows Phone cresceu cerca de 8,7% ano-após-ano, com 7,6 milhões de embarques, quase que totalmente vindos da Nokia. Mesmo com o crescimento, o Windows Phone conta apenas com 2,7% de participação de mercado. Com a queda no preço das taxas de licenças, a plataforma tende a se tornar muito mais atraente, nota a IDC. As novas funcionalidades do Windows 8.1 também devem ser um chamariz a parte.

E a BlackBerry continua ladeira abaixo. No primeiro trimestre de 2013, a participação de mercado da fabricante canadense era de 2,9%. No primeiro quartil deste ano, essa participação caiu para menos que 0,5%.

Assim, a IDC pondera até quando a BlackBerry conseguirá manter seu compromisso com o mercado de smartphones. Os recentes anúncios de dispositivos mais baratos, com fabricação da Foxxcon, pode se provar interessante e uma sobrevida para a empresa, mas tudo dependerá também do comprometimento dos desenvolvedores.

Evolução das plataformas

De 2011 a 2014, o Android abocanhou mais 45% do mercado de smartphones, saindo de 36,1% para os atuais 81,1%. Veja a evolução da participação das plataformas – e a trágica queda da BlackBerry em apenas quatro anos:

Periodo Android iOS Windows Phone BlackBerry OS Outros
Q1 2014 81.1% 15.2% 2.7% 0.5% 0.6%
Q1 2013 75.3% 17.1% 3.2% 2.9% 1.5%
Q1 2012 59.2% 23.0% 2.0% 6.3% 9.5%
Q1 2011 36.1% 18.3% 1.2% 13.6% 30.8%

Source: IDC, 2014 Q1

Mercado

O mercado de smartphones em todo o mundo começou o ano com uma retração já esperada de volumes de embarque em relação ao último quartil de 2013, devido ao período de festas. Mesmo assim, apresentou crescimento no primeiro trimestre de 2014 (1Q14).

De acordo com o estudo Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, da IDC, fabricantes embarcaram um total de 287,8 milhões de smartphones em todo o mundo, um aumento de 31,5% em relação aos 219 milhões de unidades no 1T13, mas 0,7% abaixo dos 290 milhões de unidades vendidas no 4T13.

Preços médios de venda de smartphones continuaram a cair no primeiro trimestre, atingindo uma baixa recorde de US$ 316, valor ainda menor que os US$ 336 do quarto trimestre de 2013. Para a IDC, isso é um claro sinal de que o mercado de equipamentos de baixo custo está cada vez mais aquecido – e tem chamado a atenção dos fabricantes. Smartphones representam agora 63,1% do mercado de telefonia móvel em todo o mundo, contra 50,7% um ano atrás, aponta a IDC.