Twitter: 400 milhões de usuários em 2018, crescimento nos mercados emergentes e desaceleração global

O Brasil terá uma das maiores desacelerações no Twitter. A estimativa é que em 2014 o País cresça 37,3%, porém essa porcentagem será de 4,9% em 2018, segundo a eMarketer

A base de usuários do Twitter crescerá 24,4% em 2014, de acordo com a previsão da consultoria eMarketer. Embora analise a rede social há algum tempo, essa é o primeiro estudo que a companhia divulga com a previsão para o microblog. Até 2018, o crescimento do Twitter deve se manter na casa dos dois dígitos, quando a rede social deve atingir cerca de 400 milhões de usuários.

Embora a perspectiva seja de crescimento, o pé está no freio. Em 2012, o crescimento do Twitter foi de 49,9%, caindo para 30,4% em 2013 e seguindo esses dois dígitos até 2018, segundo a eMarketer, quando terá apenas 10,7% de expansão. O alarmante é que a companhia deve não mais estabilizar o crescimento em dois dígitos depois dessa onda de crescimento desacelerado.

Como pontuou o jornalista Jeff Barconivi, da Forbes, desde o IPO da companhia, em novembro de 2013, o Twitter tem lutado, publicamente e dolorosamente, com perguntas sobre por que ele não está crescendo mais rápido. Ele lembra, inclusive, que o CEO Dick Costolo apresentou um programa com várias práticas e estratégias que deve ajudar a companhia a colocar o pé no acelerador novamente. Uma dessas etapas foi reconfigurar a interface do Twitter, que agora soa como o Facebook em determinados aspectos. A ideia é tornar a curva de aprendizado para a ferramenta mais curta e com visual mais amistoso.

Outra batalha é fazer com que os usuários sejam, de fato, ativos: um relatório da Twopcharts, um site que mapeia as atividades das contas do Twitter, afirma que 44% das 974 milhões de contas existentes no microblog nunca enviaram um tuite que fosse.

Olhar regional

A eMarketer estima que o número de usuários do Twitter na Ásia-Pacífico tenha superado os da América do Norte e Oeste Europeu. E esse é um dado importante, tendo em vista que a China não está contemplada neste bloco – já que o país excluiu o acesso ao microblog.

Em 2014, a região da Ásia-Pacífico contará com 32,8% do total de usuários do Twitter, quase 10% acima da América do Norte (23,7%), estima a consultoria. Em 2018, a região terá mais que o dobro dos usuários norte-americanos em participação, alcançando 40% de participação, visualiza a eMarketer.

A América Latina manterá margens bem parecidas nessa caminhada 2014-2018 projetada pela consultoria. Em 2014, a participação da região latina deve chegar a 12,3%, acima dos 11,2% de 2018. Veja a previsão de participação:

A previsão da eMarketer analisou o número total de usuários do Twitter por região e país, baseando-se em análises de 400 dados diferentes e mais de 90 fontes de informações, incluindo os comunicados de imprensa do microblog, pesquisas, dados de agências regulatórias, tendências de adoção de mobilidade e internet, entre outros pontos, como as características sócio-econômicas dos países.

“As estimativas da eMarketer identificaram quantos usuários individuais conectam-se ou acessam o Twitter a cada mês dentro do ano calendário em todo o mundo. Os nossos números diferem do valor reportado pelo Twitter de 255 milhões de usuários ativos mensais, em 2013, porque que nós dependemos fortemente de dados das pesquisas com clientes para eliminar contas de negócios, múltiplas contas para um mesmo usuário e outras fontes que possam ser duplicadas”, afirma a companhia em sua pesquisa.

Crescimento da base de usuários do Twitter, por país, até 2018

O Brasil terá uma das maiores desacelerações no Twitter. A estimativa é que em 2014 o País cresça 37,3%, porém essa porcentagem será de 4,9% em 2018, segundo a eMarketer. Veja o lista dos 21 maiores “mercados” do Twitter e suas projeções de crescimento: